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Modelo de negócio

NOVO MODELO DE NEGÓCIO QUE PROPÕE LIBERDADE COMERCIAL COM FOCO NOS FATORES CRÍTICOS DO SUCESSO DA REVENDA

Convencional Convencional Proposta
Pilar Estratégico Bandeira Bandeira Branca Proposta Satélite
Liberdade comercial ✘Exclusividade
✘Margem controlada
✘Possibilidade de trading
✘Distração
✔Ausência de exclusividade
✘Possibilidade de trading
✔Ausência de exclusividade: plena liberdade de margem para revenda
✔Novas fontes de receita com operações correlatas (verticalização, trading e financiamento)
✔Novas fontes de receita com aplicação estratégica de GNV e serviços correlatos
Ganhos de escala ✘Ausência de poder de negociação
✘Limitados ganhos de escala
✔Limitado poder de negociação
✔Limitados ganhos de escala
✔✔Significativo poder de negociação
✔✔Significativo ganhos de escala através de planejamento integrado de compra e logística
✔ Redução custos administrativos e financeiro (sinergia)
✔ Potencial otimização tributária (a ser verificada)
Integração vertical ✘Ausência de integração vertical ✘Ausência de integração vertical ✔Novo modelo de negócios com criação de distribuidora parceira
✔Compras FOB, Cash & carry de etanol (safra & entressafra)
✔Arbitragem mercado internacional (importação gasolina, etanol milho e diesel)
✔Parque de tancagem estratégico (Paulínea) com tags e impressoras fiscais (otim. ops.) ✔Otimização tributária
Digitalização ✘Ganhos pouco significativos ✘Ganhos pouco significativos ✔Marketing (Marca & Reputação): controle e divulgação on-line da qualidade dos combustíveis (recepção, tancagem e abastecimento)
✔Inteligência de mercado (analytics) promove 3 fatores críticos do sucesso: 1. maior engajamento do consumidor com a marca, 2. melhores decisões relacionadas a portfolio, pricing e compra de combustíveis, 3. boas posições de trading
Marca própria ✘Marca & Reputação não pertencem ao revendedor ✘Marca & Reputação não pertencem ao revendedor ✘Baixo apelo e engajamento junto ao consumidor ✔Marca & Reputação de propriedade dos revendedores
✔Engajamento por parte dos revendedores na construção ativa e contínua da marca desenvolve os alicerces para sustentabilidade de longo prazo na manutenção da marca